+

Estágio Obrigatório - Contrato Direito com a UEM

O aluno deve se informar  sobre as vagas disponíveis, fazer os procedimentos solicitados e, conseguindo a vaga, entrar em contato com o Coordenador de Estágio  pelo e-mail:  dcc-estagio@uem.br (Coordenação do Estágio Maringá) ou  elmgarcia@uem.br (Coordenação do Estágio Cianorte) e enviar as seguintes informações:

  1. Nome completo:
  2. RA:
  3. Turma/ano:
  4. Nome da empresa/Instituição em que pretende estagiar:
  5. CNPJ da empresa/Instituição em que pretende estagiar:
  6. O contrato será firmado por intermediação de agente de integração (CIEE, IEL, PROE, por exemplo) ou diretamente com a UEM?
  7. É primeiro estágio? Se “não” quem é o orientador/a?
  8. A contabilidade da empresa é terceirizada (feita por escritório de contabilidade contratado)?
  9. Relacione detalhadamente as atividades a serem desenvolvidas (pelo menos 5 atividades relacionadas ao conteúdo aprendido no curso): Por exemplo: Auxiliar no RH. Esta atividade é composta de muitas coisas. Precisamos saber exatamente o que o aluno vai fazer: 1) admissão e demissão de funcionários; 2) cadastro de funcionários no sistema; 3) controle das horas extras. Assim conseguimos saber o que o aluno vai desenvolver. Evitem o uso dos termos “auxiliar”, “assessorar” e semelhantes. No exemplo acima, se você colocar um destes termos em qualquer atividade, já pode mudar totalmente o que o acadêmico fará.

 

Após o envio das informações o acadêmico deve aguardar a resposta da coordenação de estágio que avaliará as atividades e definirá se as atividades podem ser consideradas para a realização de estágio obrigatório ou não.

Caso as atividades não sejam aprovadas, o acadêmico poderá solicitar junto à empresa na qual pretende realizar o estágio se é possível alterar as atividades (conforme parecer da coordenação de estágio) e enviar as atividades novamente para avaliação da coordenação de estágio ou ainda, fazer o estágio na modalidade de Estágio Não Obrigatório, todavia não poderá validá-lo posteriormente como Estágio Obrigatório.

 

Caso as atividades sejam aprovadas o acadêmico receberá as informações sobre o professor que será o orientador de estágio e demais informações par a confecção do contrato de estágio para a coleta das assinaturas (PREFERENCIALMENTE DE FORMA ELETRONICA). 

Observações

1) Considere como data de início pelo menos 10 dias da data em que você está preenchendo a documentação (pois você precisará coletar algumas assinaturas e devolver os documentos para a divisão de estágios com no mínimo 5 dias úteis de antecedência ao início do estágio).

 

2) Considere uma carga horária diária de no máximo 6 horas ou 30 horas por semana. Para cumprir o estágio obrigatório vc deve realizar um total de 540 horas, portanto, determine a data de término contando os dias úteis, atenção aos feriados nacionais e especialmente aos locais, pois cada município possui suas particularidades.

 

3) As atividades citadas no plano, devem obrigatoriamente constar em seu relatório final, assim, durante a realização do estágio você deverá cumprir todas as atividades listadas. 

 

4) Nos campos “nome da seguradora” e “n. da apólice de seguro”, deixe em branco.

 

5) No campo “modalidade” considere como – estágio obrigatório, com ou sem bolsa conforme o seu caso.

 

6) Como REPRESENTANTE da concedente, considere quem tem autorização para ASSINAR pela empresa (proprietário, sócio) e especifique o cargo: proprietário, sóciogerente de RH, etc..

 

7) Como SUPERVISOR, o seu gestor/chefe/superior/contador – quem poderá te orientar na empresa, com no mínimo graduação.  Especifique o cargo: contador, por exemplo.

 

A ETG aprovará a documentação via sistema, assim como, as assinaturas serão feitas de forma eletrônica. Fique atento aos procedimentos que chegaram no seu e-mail.

Se houver necessidade de atendimento presencial e ir na PEN (Bloco B33 - Sala 001) nos seguintes dias e horários:

Terça-feira 13h30 a 16h30

Sexta-feira 09h00 a 11h00

Clique aqui para ver a localização da PEN