+

Estágio Obrigatório - Já Trabalha com Vínculo Empregatício

O aluno que já trabalha com vínculo empregatício na área de contabilidade pode validar a sua atividade profissional como o  Estágio Obrigatório desde que ela preencha os requisitos do Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado.

 

IMPORTANTE: A solicitação de validação que comprove a carga horária mínima a ser cumprida pelo aluno como estágio curricular obrigatório deve ser realizado no prazo máximo não superior a seis meses do cumprimento das horas!

 1) O aluno deverá procurar a Coordenação de Estágio com o detalhamento das atividades que ele desenvolve na empresa para aprovação (isto pode ser feito pessoalmente nos horários de disponibilidade da Coordenação de Estágio ou pelo e-mail  dcc-estagio@uem.br  para o Campus Sede ou pelo e-mail: elmgarcia@uem.br para o Campus Regional de Cianorte(CRC)). Favor encaminhar junto a Cópia de Carteira de Trabalho e Previdência Social (pelo menos a parte da identificação do portador e a parte do contrato de trabalho que quer validar,). OBS: Relacione detalhadamente as atividades que desenvolve (pelo menos 5 atividades relacionadas ao conteúdo aprendido no curso): Por exemplo: Auxiliar no RH. Esta atividade é composta de muitas coisas. Precisamos saber exatamente o que o aluno está fazendo: 1) admissão e demissão de funcionários; 2) cadastro de funcionários no sistema; 3) controle das horas extras. Assim conseguimos saber o que o aluno está desenvolvendo. Evitem o uso dos termos “auxiliar”, “assessorar” e semelhantes. No exemplo acima, se você colocar um destes termos em qualquer atividade, pode mudar totalmente o que o acadêmico está desenvolvendo no dia a dia.

 Após o envio das informações o acadêmico deve aguardar a resposta da coordenação de estágio que avaliará as atividades e definirá se as atividades podem ser consideradas para a realização de estágio obrigatório ou não.

2) Após a aprovação das atividades pelo Coordenador de Estágio Obrigatório, o acadêmico deverá solicitar à empresa em que ele trabalha duas vias da declaração (clique aqui para baixar o modelo); Ao preencher a declaração atentem-se ao período de trabalho deve ser de 6 meses (neste período o aluno deve estar matriculado a partir do segundo ano de curso) e que, a partir da data de aceite da validão o acadêmico terá 03 meses para entregar o relatório de forma Eletrônica (Classroom). Por exemplo: se na declaração constar que as atividades foram desenvolvidas no período de 13/01/2021 a 12/07/2021, o e acadêmico entrar com o pedido no dia 20/07/201  no dia 30/07/201 receber aceita da validação pela Coordenação ele terá até o dia 30/10/2021 para entregar o relatório de estágio.

3) O aluno deve encaminhar para o e-mail dcc-estagio@uem.br) uma via da declaração da empresa (em papel timbrado e com carimbo da empresa) e cópia do contrato de trabalho ou carteira de trabalho. A outra via da declaração deve ser guardada para anexar no relatório final de estágio. 

4) O coordenador de Estágio aprovará a matrícula assim que receber o e-mail  dará sequência nos trâmites necessários. Além disso designará um orientador para que este oriente o relatório final de estágio que deverá ser apresentado no Classroom para a avaliação. 

5) Posteriormente, o aluno deve entrar em seu e-mail institucional e aceitar o convite para participar no Google Classroom da disciplina “9338 - Estágio - Nome do seu orientador”. Quando finalizado o processo de formalização do estágio, lhe será atribuída uma atividade personalizada para entrega do relatório, conforme o regulamento de estágio vigente. No site do DCC (http://www.dcc.uem.br/), na aba Estágio tem orientações e os modelos a serem utilizados. Lá consta também o Regulamento de Estágio (Leitura Obrigatória) e o Critério de Avaliação (Leitura Obrigatória). Atente-se para os prazos de entrega destes relatórios, pois a não entrega ou entrega em atraso será atribuída nota zero.